a black and white cat laying on top of a white wall

PSICOLOGIA FINANCEIRA

Falamos e escutamos com muita frequência sobre rentabilidade e prejuízo dos investimentos. Parece que apenas isso importa na hora de investir. Mas você já ouviu falar em Psicologia Econômica?

Lécio Simões

11/17/20242 min read

Falamos e escutamos com muita frequência sobre rentabilidade e prejuízo dos investimentos. Parece que apenas isso importa na hora de investir.

Mas você já ouviu falar em Psicologia Econômica?

É uma disciplina muito ampla, que inclusive já rendeu Nobel de Economia para o ilustre Daniel Kahneman, um dos pais da psicologia econômica.

Mas o que envolve a psicologia econômica?

Antes de investir, você primeiro deve entender o que está te motivando a tomar tal decisão do ponto de vista psicológico SEU.

Veja dois exemplos:

1° - Jovem de 20 anos faz uma pesquisa de “investimento que mais irá render nos proximos 10 anos”.

2° - Idoso de 65 anos faz a mesma pesquisa, “investimento que mais irá render nos proximos 10 anos”.

Ambos encontram a mesma sugestão: Investir no Ativo ABCD99.

Apesar de terem encontrado a resposta, a resposta pode não estar de acordo com as necessidades de cada um. O mais novo quer retorno, risco e longo prazo, o mais velho quer retorno, pouquíssimo risco e nada tão distante.

Esse é um ponto apenas, existem outros pontos na psicologia econômica que mostra que somos fortemente influenciados pelos que nos cercam, por eventos aleatórios, medo e euforia/ganância.

Um exemplo clássico é quando cai um avião. Você é daqueles (as) que ficam com medo quando escuta que aconteceuum acidente áereo? Fala que nunca mais vai voar de novo? Mas estatisticamente falando, após um acidente aéreo o mundo ficou mais seguro, dificilmente outro avião vai cair nos próximos anos, mas não na mente de muitos.

Levar em consideração o nosso emocional, o fator psicólogico, é fundamental para nao errarmos ao investir. Retorno extraordinário vem no longo prazo a medida que erramos o mínimo possível ou melhor, quando não erramos. O mercado imobiliário é a prova absoluta disso.

Enquanto no mercado financeiro você tem a facilidade de comprar e vender em questão de segundos, comprar e vender uma casa demora meses. Isso faz com que nós vejamos os imóveis como algo de longo prazo, sendo que investir também deveria ser. Qual o resultado? Todo mundo tem a mesma noção que imóvel se valoriza bastante no longo prazo, uma vez que temos na mente (psicologia financeira) o valor de uma casa a 30 anos atrás e o quanto ela se valorizou até hoje.

Infelizmente, poucos são os relatos no nosso meio de pessoas que seguraram investimentos por 30 anos fora do mercado imobiliário, isso se dá em grande parte pela falta de suporte psicológico e orientação a bons investimentos a prova do tempo, como uma casa.

Historicamente, a rentabilidade do Mercado Imobiliário e do Mercado de Ações são muito proximas. Em algumas janelas de tempo o mercado financeiro ganha, em outras, o imobiliário ganha. Mas ambos servem para ajudar a crescer o seu patrimônio real. Não menospreze isso.

Tenha alguém ao seu lado que o resultado vem! Seja Fiduciário!

Seu amigo, Lécio